segunda-feira, 6 de junho de 2016

BIOGRAFIA RESUMIDA DE MANUEL PINTO DA COSTA


Manuel Pinto da Costa nasceu em S.Tomé a 5 de Agosto de 1937.

Iniciou os seus estudos primários em S.Tomé, tendo seguidamente transitado pelo Seminário Maior de Luanda em Angola e, concluído o ensino secundário na Escola Portugália em Lisboa.

Licenciou-se em Economia em 1964, pela Universidade de Humboldt-Berlim, onde completou o Mestrado e Doutorou-se na mesma área cientifica em 1971 e foi assistente nessa universidade.

Ainda estudante iniciou o seu percurso político, sempre ligado aos movimentos e ideais nacionalistas africanos, com vista à erradicação do colonialismo em S.Tomé e Príncipe e em África.

Foi eleito Secretário Geral para a Informação e Propaganda da União Geral dos Estudantes da África Negra, em 1961, em Rabat-Marrocos.

Assumiu a liderança do Movimento de Libertação de S.Tomé e Príncipe/MLSTP desde a sua criação em 1972, em Santa Isabel (actual Malabo), na Guiné-Equatorial.

Foi o primeiro Presidente da República Democrática de S.Tomé e Príncipe, cargo que exerceu de 1975 a 1991.

Desempenhou papel cimeiro e fundamental no processo de transição do regime monopartidário para o multipartidarismo, desde logo através da realização da Conferencia Nacional de 1989, que marcou indelevelmente a viragem política do país e que serviu de exemplo modelar em África.

Chefiou em 1993, a delegação de observadores internacionais do National Democratic Institute | NDI | e do Carter, às primeiras eleições livres realizadas no Burundi.

Candidatou-se às eleições presidenciais de 1996 e 2001.

Presidiu ao MLSTP entre 1998 e 2004.

Presidente da República, eleito em 7 de Agosto de 2011, tendo iniciado o seu mandato de cinco anos, em 3 de Setembro do mesmo ano.